" A super cool template for bloggers, photographers and travelers "

Quais os cuidados para viajar sozinha sendo mulher?

Quais os cuidados para viajar sozinha sendo mulher? | Dica da Pri

Eu sempre amei viajar. Por diversos motivos. Eu simplesmente adoro conhecer novos lugares, observar outras culturas, frequentar locais que eu não frequentaria normalmente, e claro, eu amo conversar com pessoas novas!
Acho que justamente por eu gostar de todas essas coisas é que encontrei nas viagens aventuras que me completam, me fazem bem e fazem com que eu me sinta viva. Mas, quem é mulher sabe, logo que você começa a planejar conhecer o mundo sozinha muitas dúvidas surgem – nem sempre vindo das suas inseguranças.
A verdade é que nós, mulheres, vivemos hoje em uma sociedade muito mais “aberta” à nossa liberdade do que já foi antes. Mas ainda está muito longe de ser perfeita. Onde quer que nós vamos ou quaisquer que sejam as coisas que nos propomos a fazer, sempre surgem algumas dúvidas e perigos.
Será que é seguro? Quais são os perigos dessa situação? Não seria melhor eu ir acompanhada? A que horas eu volto? E como? Todas essas são dúvidas que multiplicam-se ainda mais quando o assunto são as viagens.
Mas, afinal: quais os cuidados para viajar sozinha sendo mulher que precisam ser tomados? Para te ajudar a responder a esta pergunta, produzi este conteúdo, baseado nas minhas experiências. Dá uma olhada!

Não tem como não planejar

Eu sei. Planejamento nem sempre é a coisa favorita das pessoas. Mas, quando falamos em ser mulher e viajar desacompanhada, é necessário pelo menos um planejamento mínimo para que você não entre em situações desconfortáveis e perigosas.
Mas calma! Se você é do tipo “deixa a vida me levar” não tem problema. A questão aqui é ter coisas mais simples já planejadas, como: data de ida e retorno, local de hospedagem e dinheiro reservado para transporte e alimentação.
Estar por dentro de como é o ambiente do seu destino também é muito muito importante! Assim, você saberá quais áreas você pode ficar mais tranquila e quais você precisará ficar mais atenta.

Esteja de olhos abertos

Sim, conhecer pessoas novas e conversar com os moradores locais para aprender a cultura é uma delícia. Mas, você pode fazer tudo isso e ainda prezar pela sua segurança. Evite conversar com pessoas em ruas muito vazias ou mal iluminadas. Durante o dia também prefira locais movimentados para conversar.
Tenha sempre os números de emergência em mãos e o telefone da sua hospedagem também, isso facilitará caso você se sinta insegura ou precise de ajuda.
Esteja atenta para a aparência das pessoas e siga sua intuição. Mas, mesmo assim, confie desconfiando.

Cuidados para viajar sozinha sendo mulher | Dica da Pri

Deixe alguém informado

Quando for viajar, sempre deixe alguém da sua casa ou amigos próximos informados, com o telefone da sua hospedagem. Sempre que possível, compartilhe informações ou a sua localização. Assim, quem fica estará tranquilo e você também terá a segurança de que tem a quem recorrer.

Cuide dos seus objetos

Ao passear, se levar bolsa, prefira os modelos que ficam mais junto a você. Quanto ao celular, deixe sempre no bolso da frente – assim fica mais difícil de alguém levá-lo sem você perceber.
Guarde o dinheiro em diferentes lugares, não só na bolsa. Sempre tenha um lugar menos óbvio para guardar uma pequena quantia, assim, você garante que não ficará totalmente sem dinheiro e conseguirá se virar caso seja necessário.
Na hora de tirar fotos, observe muito o local onde você está e a quem você pede esse favor. A regra de confiar desconfiando também vale aqui. Para ver mais dicas de como tirar fotos viajando sozinha, dá uma olhada aqui!

Dá para marcar encontros?

Não é porque você é cuidadosa que não pode fazer nada. Então, dá sim para marcar encontros – eu mesma, sempre faço. Mas aqui valem aqueles mesmos velhos passos para encontros de aplicativo: 1) informe alguém que você conhece sobre onde você está indo e com quem; 2) escolha sempre locais públicos em que você se sinta segura para os encontros; 3) Compartilhe a localização e atualizações sempre que possível com alguém de confiança.
Lembre-se que você está em um lugar que não é sua cidade, estado ou país e não conhecer esse ambiente por completo exige um certo cuidado.

Como se cuidar em viagens sendo mulher | Dica da Pri

E se surgir algum problema?

Mantenha-se calma. Desde bagagem extraviada até se sentir insegura em um encontro, tudo pode ser resolvido. Para isso, seguir as dicas acima já é um ótimo passo, mas para além disso, garantir um bom seguro viagem e procurar pensar direito sobre como resolver seus problemas também é super útil!
Você é uma mulher forte e independente que merece conhecer o mundo sozinha se quiser, então, confie em si mesma e saiba que qualquer que seja a situação que você tenha que lidar, você vai dar conta – o que não significa que precisa resolver sozinha. Peça ajuda se necessário!

No mais, agora que você sabe quais os cuidados para viajar sozinha sendo mulher, é aproveitar muito a experiência e viver cada momento com muita felicidade. Ah! Importante falar: as dicas acima tem como base as minhas experiências, mas podem ser adaptadas para a sua personalidade. Mas deixe sempre em mente que a sua segurança precisa vir em primeiro lugar! 😉

Beijos,
Pri.

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: