" A super cool template for bloggers, photographers and travelers "

#ViajandoSozinha: 5 dicas para viajar sozinha com segurança

#ViajandoSozinha: 5 dicas para viajar com segurança | Dica da Pri

O processo de viajar sozinha é uma delícia! Eu chamo assim, de processo, porque realmente é uma construção que não começa apenas quando você coloca o pé na estrada. Ele precisa ser construído muito antes!
Vivemos em um mundo onde infelizmente, nós mulheres, temos que tomar diversos cuidados extras. Seja na nossa vida diária ou para viajar, sempre estamos atentas e com diferentes preocupações e cuidados em nossa mente.
Quando eu comecei a viajar sozinha lembro de ter sentido um friozinho na barriga – não aqueles que paralisam, mas aqueles que vêm de uma adrenalina que impulsiona. Eu sentia uma vontade imensa de construir novas aventuras aproveitando a minha própria companhia e liberdade. Mas é claro, sempre tive uma pontinha de receio.
A verdade é que buscar pela liberdade quando se é mulher, é um outro tipo de processo. Temos que superar diversos entraves internos, preocupações familiares e riscos externos.
Mas, não desanime: é super possível viajar sozinha com segurança! E para te ajudar nesse processo, separei cinco dicas que sempre me ajudaram muito. Confira!

#1 – Pesquise muito!

Eu sei, eu sei! Repito isso em diversos posts que faço por aqui. Mas é que a pesquisa é simplesmente fundamental em qualquer viagem que você se disponha a fazer.
Pensar em pesquisa para preparar viagens solo é falar em: pesquisar muito sobre o destino, sobre qual a relação da cultura local com as mulheres turistas, quais são os índices de assalto e violência contra a mulher, qual o tipo de vestimenta adequada para a cultura, quais são os locais mais seguros, enfim… Tudo!
É importante entender sobre o local que você pretende se aventurar para aproveitar ao máximo todas as experiências, mas sem correr riscos desnecessários.

#2 – Preste sempre atenção

Desde ficar atenta e não dar bobeira no local de destino até ficar de olho nos perigos de locais e horários, tudo é necessário.
Procure se informar até que horas os transportes públicos funcionam, qual a distância entre os pontos turísticos e onde você ficará e quais são as melhores formas de deslocamento. Assim, você consegue garantir que fará tudo com segurança e sem passar por momentos de tensão.
Fique atenta também aos horários de escala dos aviões ou ônibus! Entenda se o local de escala é seguro e quanto tempo você terá que permanecer lá para que você possa se planejar.

Malta | Novembro/2017

#3 – Treine a comunicação

Você não precisa ser uma fluente na língua local para viajar. Mas, conhecer algumas palavras básicas pode te ajudar muito e te deixar psicológica e praticamente mais segura.
Treinar frases simples como “oi”, “tchau”, “sim”, “não”, “não sei” e “eu não quero” é ótimo. Mas, pensar em aprender outras palavras como “socorro”, “ajuda” e “fogo” também pode ser uma boa. Só por precaução, não é?!

#4 – Divida seu dinheiro

Quando viajamos sozinhas, é importante sempre termos um pouco de dinheiro em espécie. Não precisa exagerar! Mas nunca deixe de levar o dinheiro físico: nem todos os estabelecimentos aceitam cartão e em emergências, dinheiro em notas são muito bem vindos.
E na hora de levar seu dinheiro também existe um truque: nunca ande com tudo em um lugar só. Deixe um pouco no hotel, em um lugar seguro. E o dinheiro que levar com você, guarde em lugares diferentes. Aqui vale um bolso mais escondido, um compartimento secreto na bolsa ou onde fizer sentido para você.

#5 – Deixe sempre alguém informado

Talvez uma das coisas mais esquecidas por quem viaja sozinha é deixar alguém sempre informado sobre seus passos durante a viagem. E calma: não é para que quem fica possa te fiscalizar, mas sim te manter segura, de onde quer que você esteja.
Para isso, você pode compartilhar seu itinerário de viagem, telefone de onde estará hospedada, como também avisar quando chegar nos seus destinos e no hotel. Assim, tanto você se sentirá mais segura por ter alguém sabendo como você está, quanto quem fica estará mais tranquilo por saber que você está bem.
A escolha dessa pessoa que ficará em contato com você pode ser feita de várias formas. Eu aconselho que você opte por alguém que não seja ansioso, que consiga manter a calma e que seja muito resolutivo caso algo aconteça e você precise de ajuda.

Em todas as viagens que eu já fiz sozinha senti um frio na barriga. Mas como disse, é sempre um sentimento de vontade de viajar, uma adrenalina em direção à liberdade. E claro: toda viagem sozinha é uma nova oportunidade de você se conhecer mais e desfrutar da sua própria companhia. Eu, particularmente, amo!

E você, como se sente quando viaja sozinha? ♥

Beijos,
Pri.

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: