"Encorajando mulheres a viajarem sozinhas."
Viagem | Gastronomia | Arte

Roteiro Cultural – O que fazer em Lima no Peru

Roteiro Cultural – O que fazer em Lima no Peru

Conhecida como a cidade que nunca chove, Lima apresenta uma diversidade de prédios e museus para conhecer e viver história antiga e contemporânea.

Fui para o Peru passar o ano novo, confesso que me decepcionei um pouco com a capital Lima, ela não tem muito atrativo e coisas diferentes pra fazer, a não ser a culinária de Lima que é um caso a parte, ai aproveitei pra me jogar nos museus e atividades culturais que Lima oferece.

Com uma população de aproximadamente 12 milhões habitantes e localizada na parte central do litoral do Peru, Lima é a terceira maior cidade da América Latina, atrás de São Paulo e Cidade do México.

A capital peruana apresenta interessantes acervo cultural, galerias e grandiosos museus, além de um centro histórico belíssimo.

Por isso separei alguns museus localizados na cidade de Lima que você precisa colocar no seu roteiro cultural quando estiver visitando a cidade.

Museo de la Nacion

Sob a proteção de uma imponente estrutura de concreto, o Museo de la Nacion (Museu da Nação) permite fazer uma viagem através da história do Peru, com os vestígios das culturas pré-colombianas e uma significativa coleção de obras de arte.

O museu abriga milhares de artefatos que abrangem toda a extensão da ocupação humana no país, incluindo uma impressionante coleção de cerâmicas das civilizações Moche, Nazca e Wari. Além disso, há uma recriação da câmara funerária do El Señor de Sipán (Senhor de Sipan).

O último andar do museu é emocionante, pois abriga a exposição Yuyanapaq. Para Recordar. Os anos de violência política ocorridos no país nas últimas décadas do século XX, quando as forças subversivas do Sendero Luminoso declararam uma sangrenta guerra contra o Estado peruano, são retratadas através de uma extensa exposição fotográfica.

Museo Larco

Com mais de 40 mil peças arqueológicas à mostra, o Museu Larco, instalado em uma mansão vice-real do século XVIII, é uma espécie de lição magistral sobre a história do antigo Peru. Fundada em 1926 pelo arqueólogo peruano Rafael Larco Hoyle, as salas de exposição do Museu Larco abrangem 5.000 anos de história pré-colombiana peruana.

A missão do Museu Larco é inspirar as pessoas, fazendo-as descobrir, compreender e apreciar o Peru pré-colombiano. Suas galerias exibem um dos conjuntos de jóias mais fascinantes e completos do Peru pré-colombiano no mundo; tesouros que refletem a grandeza da antiga civilização andina.

Os destaques incluem a Estela Raimondi e o Obelisco Tello de Chavín de Huantar, e uma impressionante maquete da cidadela inca, Machu Picchu.

Uma das exposições que merece destaque é a Sala Erótica. Nela, a vida sexual dos ancestrais peruanos é contada em artefatos como jarras e vasos. Homens vivos ou já mortos, ou ainda divindades representadas por animais, aparecem em cenas relacionadas à procriação. Em outras imagens é possível presenciar o vínculo desse povo à fertilização da terra, práticas funerárias e a sacrifícios.

Todas as exposições do Museo Larco são apresentavas ao visitante de forma linear. Ou seja, há um plano de visita e continuidade, seja pelo tema ou data.

MATE – Museo Mario Testino

MATE é o único museu do mundo dedicado a exibir permanentemente o trabalho do fotógrafo peruano Mario Testino.

Fundado por Mario Testino em 2012, o MATE apresenta uma exibição permanente do trabalho do badalado fotógrafo de revistas como Vogue, Vanity Fair e da Família Real Britânica. A brasileira Gisele Bündchen e astros como Madonna e Brad Pitt já posaram para as lentes de Testino. O museu também abre espaço para que artistas locais e a cultura peruana sejam apresentados não apenas para os turistas do mundo inteiro, como também para os moradores de Lima.

O MATE está situado em um sobrado no bairro de Barranco. Originalmente construído em 1898, a arquitetura tradicional sobreviveu inalterada. Mesmo após sua reforma, manteve sua estrutura original e detalhes.

Dicadapri_RoteiroCulturaloquefazeremLima

Dicadapri_RoteiroCulturaloquefazeremLima

Nas últimas décadas, o edifício recebeu reconhecimento oficial por seu valor arquitetônico e histórico. Tornou-se membro do Monumental Urban Environment em 1972 e foi nomeado Patrimônio Cultural Nacional em 1980.

Museo de Historia Natural

O Museo de Historia Natural Vera Alleman Haeghebaert foi fundado em 1991 para abrigar as coleções científicas dos alunos da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Ricardo Palma. O museu abriga atualmente uma rica coleção de representantes da flora e fauna peruanas, tanto atuais quanto fósseis, incluindo espécimes únicos, que descrevem as novas espécies.

As atividades do museu estão sempre relacionadas ao conhecimento de nossa biodiversidade e sua situação diante do incessante avanço humano. O Museo de Historia Natural Vera Alleman Haeghebaert apresenta duas salas de exposições, uma permanente e uma temporária que é periodicamente renovada.

Parque de la Reserva e Circuito Mágico del Agua

O Parque de la Reserva foi inaugurado em 19 fevereiro de 1929, exatamente no dia do aniversário de Augusto Leguia, presidente do Peru e responsável pela construção do Parque. Construído em uma área de 8 hectares, recebeu este nome em honra as tropas reservistas que lutaram na Guerra do Pacífico em defesa da cidade, nas batalhas de Miraflores e San Juan.

Com o passar do tempo, o parque tornou-se uma área frequentada por indigentes e usuários de drogas, mas em 2006 foi restaurado, sendo re-inaugurado em junho de 2007. A partir de então tornou-se, um dos lugares mais bonitos e mais visitados de Lima.

Inaugurado em 26 de julho de 2007, o Circuito Mágico da Água do Parque da Reserva é um dos projetos municipais de grande porte, um ícone da cidade de Lima e um símbolo da recuperação dos espaços públicos em Lima. São treze fontes cibernéticas, suportadas com a mais alta tecnologia, onde música, água, som e luzes laser são misturadas para apresentar shows únicos e incríveis.

Cada fonte tem sua própria característica e algumas delas permitem que os visitantes interajam e brinquem com as águas. As crianças limenhas se divertem e, alguns turistas mais ousados, se molham muito.

Parque El Olivar

Sem dúvida, a atração mais notável é o Parque El Olivar, que não é apenas uma lembrança viva da história de Lima, mas também um ótimo pulmão para a cidade. Foi declarado Monumento Nacional em 16 de dezembro de 1959. Atualmente conta com 1.674 oliveiras e 227 árvores.

O charme de El Olivar não se limita apenas à paisagem formada por suas árvores imponentes. Em seus topos de folhas habitam uma variedade de espécies de aves, destacando o falcão Turtupilín, de ouro, violinista e acanelado com outras belas aves para um total de cerca de 22 espécies.

Dentro do parque, destaca-se a beleza da Lagoa Artificial remodelada, um lugar significativo na história do bairro, bem como a rotunda renovada que visa a reunião de família e diversão.

Centro Histórico


Dicadapri_RoteiroCulturaloquefazeremLima

Dicadapri_RoteiroCulturalporLima

Dicadapri_RoteiroCulturaloquefazeremLima

Dicadapri_RoteiroCulturaloquefazeremLima

Lima foi, até meados do século XVIII, a capital e mais importante cidade dos domínios espanhóis na América do Sul. Classificado como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1988, o Centro Histórico de Lima é um importante destino que você não pode deixar de conhecer quando estiver na cidade.

Nas edificações localizadas no centro histórico, há muitíssimos balcões da época republicana que dão a Lima uma característica muito singular. Para manter sua conservação, o ex-prefeito Alberto Andrade Carmona, convidou a particulares e empresas a adotar um balcão a fim de conservá-los tal como foram em sua origem.

Entre os muitos prédios localizados na região, destacam-se o Palácio Arquiepiscopal, Casa de Aliaga, Casa do Ouvidor, Basílica e Convento de São Francisco e o Palácio do Governo do Peru.

 

Quem ai conhece Lima no Peru ?

Eu amei esse lugar. 

Me conta aqui nos comentários. 

Beijos 

Pri

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: