"Encorajando mulheres a viajarem sozinhas."
Viagem | Gastronomia | Arte

Tudo o que você precisa saber sobre seguros de viagem

Tudo o que você precisa saber sobre seguros de viagem

Seja qual for seu destino, viajar em segurança é uma prioridade. Então saiba tudo sobre seguros de viagem para não estragar nenhum momento do passeio.

 Infelizmente acidentes acontecem e problemas de saúde são imprevisíveis. Nada mais desagradável que passar semanas, meses, anos planejando e esperando uma viagem e acabar o passeio em função de um problema que poderia ser evitado se tivesse inserido no planejamento um seguro. Por isso, preparei um guia com dicas com tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem para te ajudar a desbravar esse mundão incrível. Nada de passar perrengue durante as férias. É preciso estar pronto para enfrentar todos os desafios da viagem, até mesmo os imprevistos.

COMO FUNCIONA O SEGURO DE VIAGEM?

O seguro de viagem funciona é como uma espécie de “plano de saúde temporário”, que também dará garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, já que a maioria dos planos de saúde brasileiros não tem validade no exterior.

SEGURO DE VIAGEM OU ASSISTÊNCIA DE VIAGEM

Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem, mas é preciso estar atento na hora de pesquisar e fechar o contrato, porque eles não são a mesma coisa.

O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajante poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro ou não.

A assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada, claro que dentro dos limites previstos no contrato. Diferente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.

É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber dessa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.

preparando-mala-para-viagem-de-férias-_-dica-da-pri

MEU CARTÃO DE CRÉDITO OFERECE O SEGURO VIAGEM?

Vários cartões de crédito, especialmente os que têm status platinum ou superior, oferecem o seguro de viagem gratuitamente para os clientes. Há grandes diferenças entre os cartões no que diz respeito à validade do seguro. Muitos exigem que a compra da passagem, pelo menos a taxa de embarque, seja efetuada com o próprio cartão. Em outros casos (mais raros), o seguro é automático, independente da compra da passagem. Há seguros de cartão de crédito que oferecem a cobertura mesmo dentro do Brasil, a partir de uma certa distância da residência do segurado. Mas lembre-se de entrar em contato com sua operadora de cartões e tire todas as dúvidas.

O QUE O SEGURO VIAGEM COBRE?

Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos e odontológicos de urgência e emergência. Entretanto, eles oferecem outras garantias, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral. Você pode escolher um seguro básico ou um super completo.

Até 2014, o seguro viagem tinha apenas duas coberturas obrigatórias: nos casos de morte e invalidez permanente. Com a Resolução CNSP n° 315, de 26/09/2014, as despesas médicas, hospitalares e odontológicas passaram a fazer parte das coberturas obrigatórias que deverão ser oferecidas aos consumidores na contratação do seguro viagem para o exterior. Nas viagens nacionais, essa cobertura é opcional.

O seguro viagem tem que oferecer, obrigatoriamente, proteção para, pelo menos uma das seguintes coberturas básicas:

=> Atendimento médico e odontológico 24h;

=> Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;

=> Visita ao segurado hospitalizado;

=> Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;

=> Despesas farmacêuticas;

=> Hospedagem após alta hospitalar;

=> Remarcação de passagem para regresso;

=> Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;

=> Assistência funeral;

=> Indenização no caso de morte;

=> Indenização no caso de invalidez permanente ou total;

=> Localização de bagagem extraviada;

=> Indenização no caso de extravio de bagagem;

=> Despesas jurídicas;

=> Pagamento antecipado de fiança.

CASO PRECISE CONTRATAR, QUANTO IREI PAGAR PELO SEGURO

O custo é bem menor do que o valor de apenas uma consulta em muitos países do mundo. Ele também será um valor mínimo do orçamento em uma viagem internacional. Não fazer é uma economia boba e que pode gerar grandes problemas para o viajante. Numa simulação, uma viagem de 11 dias para os EUA, o valor total do seguro básico foi de R$ 282,00 e, para a França o valor foi de R$ 254,00. Claro que os valores podem ser maiores ou menores, vai depender de descontos, convênios, nível do seguro e a operadora escolhida.

Aqui no blog tenho uma parceria com a Seguros Promo  eles sempre te apresentam várias cotações de várias seguradas diferentes, então vale a pena cotar com eles.

Espero que esse guia te auxilie na hora de escolher entre contratar um seguro ou assistência de viagem.

Se você já teve alguma experiência durante suas férias, boa ou ruim conta para mim aqui nos comentários.

Beijo

Pri

1 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: