"Encorajando mulheres a viajarem sozinhas."
Viagem | Gastronomia | Arte

Cidades incríveis para passar o réveillon no Paraná

6 Cidades incríveis para passar o réveillon no Paraná

Conheça 6 destinos incríveis no Paraná para passar as festas de final de ano.

Final do ano chegando. Verão, férias, festas. Momento perfeito para sair da rotina, conhecer lugares novos e começar o próximo ano com energias renovadas. Por isso hoje irei te dar dicas de 6 lugares incríveis para você passar o réveillon no Paraná. 

Guaraqueçaba

Localizada no litoral norte do Paraná, a cidade fica dentro da maior reserva de mata atlântica do país, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção, cachoeiras e muita história. De Curitiba até Guaraqueçaba são apenas 160 km.  Uma das formas mais gostosas de descer a serra do mar é pela deliciosa Estrada da Graciosa.

Por questões ambientais, o acesso via terrestre é precário. O trajeto é feito pela PR-405, que não é pavimento e liga o município à cidade de Antonina. Talvez, a melhor opção para chegar à cidade seja através de barcos, indo até Paranaguá.

Com pouco mais de 8 mil habitantes, Guaraqueçaba é de uma cidade bem tranquilidade. O movimento aumenta durante a temporada, principalmente nos finais de semana.

Se você é tranquilo, irá adorar curtir a calmaria da cidade, conhecer o centrinho e viajar pelas várias praias. Se quer um pouco mais de aventura, há atrações fora da cidade, como passear pelas matas e ilhas da grande área de proteção ambiental de Guaraqueçaba.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é dona de belezas únicas e reconhecidas no mundo todo. As Cataratas do Iguaçu foi uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional.

Por sua harmonia de culturas, crenças, costumes e tradições, a cidade encanta turistas que chegam de todas as partes do planeta. Fazendo divisa com o Paraguai e Argentina, as três fronteiras oferecem um conjunto de atrações e curiosidades que agradam todos os perfis de viajantes.

Localizada a 643km da capital paranaense, Foz do Iguaçu tem aproximadamente 258 823 habitantes. A cidade possui uma rodoviária, que recebe ônibus de rotas estaduais, interestaduais e internacionais, como Buenos Aires e Assunção. Outra opção para quem não quer viajar por via terrestre é chegar pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Os principais atrativos turísticos da cidade, além das Cataratas e a usina hidrelétrica, é atravessar a Ponte da Amizade, que liga Brasil ao Paraguai e conhecer as delícias gastronômicas argentinas.

Já conheço Foz, e realmente é surpreendente, mas nunca fui passar no ano novo.  Separei algumas fotos da minha visita nesse lugar mágico.

Cidades incríveis para passar o réveillon no Paraná

Cidades incríveis para passar o réveillon no Paraná

Cidades incríveis para passar o réveillon no Paraná

Ilha do Mel

Considerada com as melhores praias do estado, a rústica e exótica ilha pertence ao município de Paranaguá. Dos seus 2700 hectares, apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). 90% dela está sob proteção ambiental. Inclusive, o número de visitantes na Ilha é restrito a 5 mil pessoas por dia. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha.

O público que frequenta a Ilha do Mel é formado basicamente por famílias, casais e jovens que gostam de surfar e aproveitar boas praias. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes.

A Ilha do Mel fica a aproximadamente 120 km de Curitiba. A única maneira de chegar na Ilha é de barco, que pode partir de Paranaguá, onde a travessia dura aproximadamente duas horas, ou de Pontal do Sul, onde a travessia é mais rápida, apenas trinta minutos.

A Ilha tem 25 quilômetros de belas praia, desertas ou com pouca urbanização.  A população da Ilha se distribui entre algumas pequenas e maravilhosas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.

Carambeí

Localizada na região dos Campos Gerais, Carambeí encontra-se a 143 km de Curitiba. Um dos principais atrativos é o Parque Histórico, formado por réplicas arquitetônicas que reproduzem o estilo da vida dos colonos do início do século 20, proporcionando uma imersão multicultural.

A cultura holandesa é valorizada, presente na arquitetura inspirada no Zaanse Schans,  famosa vila dos Países Baixos e na coleção de moinhos em miniatura. A gastronomia também é ressaltada nos restaurantes, que servem pratos típicos como as almôndegas holandesas gehaktballen.

Um lugar que é passagem obrigatória é o Parque Histórico de Carambeí. O local é relativamente novo, inaugurado em 2011 e reproduz diversos aspectos da vida dos colonos como a primeira igrejinha, a estação de trem de Carambhey, a primeira escola e casas com objetos e móveis antigos usados pelos imigrantes. O parque recria uma vila histórica para preservar a memória e difundir a história dos primeiros holandeses que colonizaram a região dos Campos Gerais do estado.

Vale do Itararé

Para quem gosta de cachoeiras, visitar o Vale do Itararé, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, é uma excelente opção. A região do Vale do Itararé está localizada na divisa de São Paulo e Paraná, há 270 km de Curitiba.

Além de muita beleza natural, o vale possui história: foi rota dos Tropeiros que vinham do sul do país sentido Sorocaba. Foi habitado por índios Guaianazes e foi local de ensino de jesuítas. Entre as belezas do lugar estão os paredões de arenito, cânions formados há milhões de anos, mata atlântica 90% preservada, rios, lagos, cachoeiras e grutas.

Itararé, em tupi-guarani, quer dizer ‘pedra que o rio cavou’. Claramente uma menção ao rio Itararé, que corre entre os paredões do vale.

Uma das atrações é “Cachoeira do Lageado Grande” ou “Véu da Noiva”. Para chegar até lá percorre-se uma trilha leve de 8 km. Além da cachoeira, também é possível aproveitar as piscinas naturais que cruzam a trilha. O Parque Ecológico da Barreira em Itararé é um passeio cheio de atrativos naturais, lindos e curiosos. O passeio tem muita história envolvida, o Parque foi palco da Revolução Constitucionalista de 1932.

Curitiba

Capital do estado do Paraná, Curitiba é referência quando falamos sobre desenvolvimento urbano de qualidade com preservação ambiental. Conhecida como uma das melhores cidades para se viver no Brasil, a cidade possui mais de 30 parques espalhados por todo o município. O belo Tanguá. O Parque Barigui, com uma extensa área preservada da mata nativa no coração da cidade. O Jardim Botânico, com a estufa em estrutura metálica, principal cartão postal da cidade.

A influência dos imigrantes europeus é preservada até hoje. As raízes italianas podem ser encontradas nas cantinas de Santa Felicidade. Os poloneses marcam presença em docerias, os ucranianos participam da feirinha de artesanato, com seus ovos pintados a mão.

Curitiba também é conhecida pelo seu clima. Temperaturas baixas e a chuva já fazem parte do cenário curitibano. Não se assuste se nevar durante as férias de verão, na capital as quatro estações podem acontecer durante um mesmo dia.

Claro que o Paraná tem muitas outras cidades incríveis para você escolher. 

E vocês já escolheram onde vão passar o ano novo ou já passaram em algum desses destinos?

Conta aqui nos comentários.

Beijo

Pri

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: