" A super cool template for bloggers, photographers and travelers "

Curiosidades sobre o Museu do Louvre

Curiosidades sobre o Museu do Louvre | Dica da Pri

Sem dúvidas o Museu do Louvre é um dos destinos mais procurados por muitos viajantes que sonham em visitar a terra francesa. Isso porque além de abrigar alguns dos quadros mais famosos do mundo, ele ainda possui uma arquitetura lindíssima e foi palco de inúmeros filmes que estouraram a bilheteria.
Porém, muitas pessoas sabem apenas o básico sobre o museu que recebe, em média, 15 mil pessoas por dia.
Eu amo descobrir novas coisas sobre os lugares e por isso, separei aqui algumas curiosidades sobre o Museu do Louvre. Confira!

O lugar foi construído para ser outra coisa

A construção do Museu do Louvre, edificada em 1190, no reinado de Filipe II, tinha como objetivo inicial ser uma fortaleza para defender a cidade das invasões vikings.
Com o passar do tempo, o local também foi residência oficial da monarquia francesa até o reinado de Luís XIV, em 1682, começando sua transformação em museu em 1692. Porém, o mais interessante neste processo é que o trabalho levou mais de 200 anos para ser finalizado, tendo o complexo de edifícios sido completamente utilizado como museu apenas em 1993.

As famosas pirâmides geraram muitas discordâncias

Hoje, pode ser que as pirâmides de vidro, alvo de muitas capturas de imagens dos turistas, seja uma das partes mais famosas do Museu do Louvre. Mas nem sempre foi assim.
A obra, encomendada por François Mitterrand, em 1984, esteve envolta de diversas polêmicas. Isso se deu devido à sua estrutura e estilo que de acordo com diversos críticos eram muito futuristas para a arquitetura do Louvre.

Pirâmides do Museu do Louvre | Dica da Pri

A maior pintura do Museu é cortada ao meio

Uma das curiosidades sobre o Museu do Louvre que ninguém imagina é que à frente da pintura mais famosa do Museu, a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, fica a maior pintura exposta no museu. A obra em questão é “As bodas de Caná”, com 6,6m X 9,9m, da autoria de Pablo Veronese.
O quadro que está no Louvre vem das invasões que Napoleão fez em mosteiros e igrejas da Itália, alegando a recuperação de obras francesas para o país. Mas, devido à grande proporção, a pintura de Veronese foi cortada ao meio para facilitar seu transporte, o que foi corrigido posteriormente ao chegar no local.
Caso você olhe com atenção no momento da visita, ainda dá para ver a marca da costura na pintura exposta no Louvre.

É possível fazer uma visita inspirada em O Código da Vinci

Sim, para os fãs do livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown – e para aqueles que nem são tão fãs assim – é possível recriar os passos dos personagens principais, Robert Langdon e Sophie Neveu, em um roteiro especial.
Nesta visita, as pessoas podem apreciar todo um ambiente com uma atmosfera cinematográfica e participar de algo fora do comum.

Há uma porta que quase ninguém usa

Por ser o museu mais visitado do mundo, é natural que muitas vezes os visitantes tenham que enfrentar longas filas para adentrar ao local e apreciar todas as lindas obras que estão lá.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que existe uma porta de entrada alternativa, que é esquecida muitas vezes. Se trata da Porte de Lions, localizada à direita da entrada da pirâmide de vidro e que quase nunca apresenta filas quilométricas.

Museu do Louvre | Dica da Pri

Eles oferecem uma experiência diferenciada

Sabe o filme “Uma Noite no Museu”? No Museu do Louvre isso é possível. Bom, em partes.
Não é que as esculturas ganharão vida, os quadros começarão a se mexer e tudo se tornará uma enorme fantasia. É que o Louvre possui um horário especial às quartas e quintas, encerrando as portas somente às 21h45. Neste horário, é possível ver as obras mais concorridas do local sem ter que enfrentar uma multidão.

Ah! Aqui vai uma dica extra: durante todos os primeiros domingos do mês, a entrada no Museu do Louvre é de graça. Caso esteja lá em uma dessas datas, super vale a pena!

Quando o assunto é a Europa eu já sou suspeita para falar. Mas, quando preciso falar sobre a França e o Museu do Louvre, sou ainda mais!
Apesar de eu ser apaixonada por esse local, o Louvre é realmente um dos pontos que não podem faltar na viagem de qualquer pessoa por Paris. Então, quando for planejar sua viagem, não esqueça de ver minhas dicas sobre as curiosidades sobre o Museu do Louvre aqui e também visitar essa obra de arte que abriga várias outras.

Espero que tenham gostado das curiosidades! ♥

Beijos,
Pri.

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: