" A super cool template for bloggers, photographers and travelers "

Como planejar uma viagem nacional?

Como planejar uma viagem nacional? | Dica da Pri

Planejar uma viagem nacional sozinho pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não precisa ser!
Uma das coisas essenciais nesse processo é entender a importância do planejamento de viagens. Muitas pessoas pensam que o planejamento é obsoleto, que é na verdade a parte chata e cansativa, porém, ele pode ser muito interessante e gostoso de fazer, porque na verdade ele é a preparação para a aventura e a sua chance de viver um pouquinho do destino antes de embarcar.
Como eu AMO a parte de planejamento de viagens, resolvi fazer este post para te mostrar como planejar uma viagem nacional de maneira mais fácil. Confira!

Hora de escolher o destino

Algumas pessoas acreditam que o processo de planejar uma viagem começa antes, com um planejamento financeiro. Mas eu sempre coloco a decisão do destino em primeiro lugar e vou explicar o por quê.
Para mim, quando eu já sei para onde quero viajar, me sinto muito mais inspirada e determinada a cumprir com meu planejamento financeiro, porque sempre fico me imaginando no momento da viagem e aproveitando todas as coisas que eu tanto amo!
Mas é verdade, este momento pode ser complexo para muita gente. Afinal, nosso país tem um tamanho continental e uma variedade imensa de estilos de destinos de viagem.
O primeiro passo para conseguir tomar essa decisão é pensar sobre qual o seu estilo e o que você quer aproveitar durante a viagem. Você quer ir para uma praia, um centro urbano ou um lugar mais retirado na natureza? Isso precisa ser levado em conta.
Pesquise muito para entender os diferenciais de cada lugar e entender qual deles você realmente tem mais vontade de conhecer. O maior segredo para uma viagem ser ótima é você realmente querer ir para determinado local.

Saiba o que você quer ver

OK, agora você sabe para onde ir, mas o que exatamente vale a pena conhecer nesse destino e o que você quer vivenciar nesse local?
Aqui, a primeira coisa que você deve fazer é elencar todos os pontos turísticos e decidir se você tem vontade de conhecer todos eles. Aqueles que não fizerem sentido para você, não tenha medo de tirar da lista. Assim, você terá tempo para visitar o que realmente quiser.
O segundo passo é buscar indicações de pessoas que já tenham ido para esse lugar ou então em sites que tragam mais opções de atividades no seu destino. Ao fazer isso, você terá mais opções e ampliará seu horizonte sobre o que visitar e conhecer na sua nova aventura.
A partir daí, basta ter um olhar um pouco mais seletivo para entender o que você realmente quer conhecer de tudo que foi elencado.

Como planejar uma viagem | Dica da Pri

Marque no calendário

Outro passo essencial para planejar uma viagem é saber qual o período em que você estará no seu destino. Para isso, organize suas férias, suas folgas e entenda quais datas você terá disponível para embarcar nessa aventura.
Tente levar em consideração também os melhores períodos para visitar cada local, porque alguns deles possuem eventos especiais em determinadas épocas do ano, como o Festival Folclórico de Parintins, que acontece em julho, ou lugares no litoral, que podem ser melhores no verão. Assim, você conseguirá aproveitar tudo o que quer ver na sua viagem.

Compre passagens e reserve hospedagem

Agora que você sabe para onde quer ir e em que período, o próximo passo é deixar tudo comprado para ter uma garantia maior.
Pesquise muito! As datas, horários e companhias diferentes para escolher a passagem certa. Normalmente, ao se cadastrar em algumas companhias aéreas, por exemplo, você pode selecionar a opção de ser avisado toda vez que tiverem boas promoções.
Busque indicações de locais de hospedagem e considere todos os possíveis, como hotéis, hostels, hospedagens de aplicativos, tudo! Assim você terá maiores chances de economizar e aproveitar a estadia em um local de qualidade.

Planejar viagens | Dica da Pri

Tenha um meio de locomoção no destino

Não importa se você vai para São Paulo capital ou para uma cidade remota no interior de qualquer lugar, você vai precisar se locomover até o seu destino ou no seu destino.
Por isso, já planeje como isso acontecerá. Muitas vezes os transportes públicos dos lugares são muito bons para ajudar neste processo. Mas, caso seja mais difícil ou mais caro contar apenas com este tipo de deslocamento, considere a locação de um carro. Coloque tudo na ponta do lápis e opte pela opção que tiver melhor custo benefício para você.

Defina um bom cronograma

Você basicamente já tem tudo na mão. Agora, basta organizar como você passará seu tempo no seu destino para aproveitar tudo da melhor maneira possível.
Aqui, minha dica é: pegue tudo o que você quer visitar e tente organizar por proximidade entre os pontos. Dessa forma você economizará no deslocamento e conseguirá organizar todos os dias com mais facilidade.
Não esqueça: o objetivo é aproveitar! Então, nada de ficar preso apenas ao que está no papel sem se permitir embarcar em novas aventuras ou conhecer melhor determinado lugar, tá?! O que importa de verdade é viver tudo com muita verdade e felicidade.

Espero que essas dicas tenham sido boas para que você possa aproveitar seu destino da melhor maneira e tenha te ajudado a entender como planejar uma viagem nacional. Se precisar de qualquer dica extra no processo, é só entrar em contato comigo aqui pelos comentários do blog ou então pelo Instagram @dicadaprii.
Que sua viagem seja linda e repleta de boas lembranças! ♥

Beijos,
Pri.

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Inscreva-se

Baixe agora o e-book: